Orientação familiar para reabilitação física domiciliar de pacientes com paralisia cerebral

Conteúdo do artigo principal

Juan Carlos Díaz Fernández
Darvin Manuel Ramírez Guerra

Resumo

A paralisia cerebral é a principal causa de incapacidade infantil no mundo. Atualmente, abordar esse tema é uma necessidade. Neste sentido, sistematizar a questão da orientação familiar em pacientes com Paralisia Cerebral, bem como o envolvimento da família no processo de reabilitação física. , é o objetivo deste trabalho. Durante o seu desenvolvimento foram utilizados métodos: nível teórico, histórico-lógico; a análise síntese, e a indutiva-dedutiva, que nos permitiu chegar às respostas que fornecem soluções para as insuficiências existentes no problema investigado. As empíricas incluem: observação científica participante, entrevistas estruturadas e análise documental, que permitiram conhecer o estado da orientação familiar. Os resultados obtidos mostram que este tem sido um tema estudado aprofundadamente sob diferentes ângulos, sendo a orientação familiar e o seu envolvimento no processo de reabilitação um dos temas menos sistematizados. Podemos corroborar com a pesquisa bibliográfica a necessidade de nos aprofundarmos neste tema.

Detalhes do artigo

Secção

Artículos de Revisión

Como Citar

Orientação familiar para reabilitação física domiciliar de pacientes com paralisia cerebral . (2024). Ciencia Y Deporte, 9(2), e201. https://doi.org/10.34982/2223.1773.2024.V9.No2.014

Referências

Alvarado Bermúdez, K., Cervantes Mederos, M., Carrasco Fontes, D., & García Molina, G. (2011). Parálisis cerebral infantil espástica en un recién nacido. Presentación de un caso. MediCiego, 17(2). https://revmediciego.sld.cu/index.php/mediciego/article/view/1971

Ares P (1999). Familia actual. Realidades y desafíos. En: Diversidad y complejidad familiar en Cuba. La Habana: Centro de Estudios Demográficos (CEDEM), 1999 iSBN: 9597005182. https://books.google.com.cu/books/about/Diversidad_y_complejidad_familiar_en_Cub.html?id=Yn3yAAAACAAJ&redir_esc=y

Barreto Robayo, A.F. y Marín Varga, I.L (2018). Formación de la familia para el cuidado domiciliario del niño con cardiopatía congénita. Trabajo monográfico. Universidad de Antioquia. Colombia. https://bibliotecadigital.udea.edu.co/handle/10495/10437

Benítez Pérez, María Elena. (2017). La familia: Desde lo tradicional a lo discutible. Revista Novedades en Población, 13(26), 58-68. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S181740782017000200005&lng=es&tlng=es.

Bermúdez, G. E. y Delgado, L. A. (2019). Orientación familiar hacia padres con hijos que poseen una necesidad educativa especial. ISSN: 1989-4155 https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/07/orientacion-familiar-padres.html//hdl.handle.net/20.500.11763/atlante1907orientacion-familiar-padres

Blair E., Cans C. (2018). Cerebral Palsy: A Multidisciplinary Approach, Third Edition, pp. 13-17. https://www.thelancet.com/journals/langlo/article/PIIS2214-109X(17)30082-7/fulltext

Castellanos Rosa, Y.T. y Ramírez Cáceres, S.N. (2018). Necesidades de los familiares cuidadores de pacientes con enfermedad mental. Programa de enfermería. Universidad Cooperativa de Colombia.

Coll Acosta, J. L. (2017). Programa de ejercicios físico para la rehabilitación del paciente con hemiplejia a desarrollar en el hogar. Editorial Deporte. ISBN 98-959-203-261-3.

Contreras González, S. E., Pérez López, C. de los Ángeles, & Hernández Acosta, R. (2018). La preparación familiar sobre educación ambiental para el desarrollo sostenible comunitario. Mendive. Revista De Educación, 16(3), 396-408. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1428

Kleinsteube. K., Avaria.,M.A. y Varela., X.(2014). Parálisis Cerebral. Revista Pediatría Electrónica. 11(2). ISSN 0718-0918. https://www.revistapediatria.cl/volumenes/2014/vol11num2/pdf /PARALISIS_CEREBRAL.pdf

Lucas Vidal, María Magdalena. (2017). Estrategia educativa de orientación familiar para la atención a las carencias afectivas en el desarrollo del escolar ecuatoriano. Transformación, 13(2), 221-233. https://www.semanticscholar.org/paper/Estrategia-educativa-de-orientaci%C3%B3n-familiar-para-a-Vidal/f50e6516b68259f39fe99705fd9baba0f68d1794

Navas Contino, Mirka, Urquijo Sarmiento, Carmen María, Gutiérrez Escarrás, Yamilka, Durán Morera, Noira, & Álvarez-Guerra González, Elisabeth. (2013). Propuesta de sistema para la atención integral al niño discapacitado por parálisis cerebral y a su familia. Medicentro Electrónica, 17(2), 56-64. https://medicentro.sld.cu/index.php/medicentro/article/view/1524

Ortiz-Pulido, Ricardo, & Gómez-Figueroa, Julio A. (2017). La actividad física, el entrenamiento continuo e intervalo: una solución para la salud. Revista Salud Uninorte, 33(2), 252-258. Retrieved April 11, 2023. https://www.redalyc.org/pdf/817/81753189017.pdf

Ponce Manzano, M., Esteban Juan Pérez Hernández, E. J. P. H., & Salas Rondón, J. A. (2022). Estrategia pedagógica para la integración de la familia en la formación inicial del beisbolista. Revista científica Especializada En Ciencias De La Cultura Física Y Del Deporte, 19(53), 136-154. https://www.deporvida.uho.edu.cu/index.php/deporvida/article/view/858

Serrano Patten, Ana Caridad, Céspedes, Lidia Ortiz, & Louro Bernal, Isabel. (2016). Particularidades del afrontamiento familiar al niño con diagnóstico y rehabilitación por parálisis cerebral. Revista Cubana de Salud Pública, 42(2), 236-247. Stadskleiv, https://revsaludpublica.sld.cu/index.php/spu/article/view/706

K., Jahnsen, R., Andersen, G. L., & von Tetzchner, S. (2018). Neuropsychological profiles of children with cerebral palsy. Developmental neurorehabilitation, 21(2), 108120. https://doi.org/10.1080/17518423.2017.1282054

Weller, D. J., & Miller, P. M. (1977). Emotional reactions of patient, family, and staff in acute-care period of spinal cord injury: part 1. Social work in health care, 2(4), 369377. https://doi.org/10.1300/J010v02n04_01

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)