Confiabilidade diagnóstica na aplicação de técnicas estatísticas no treinamento de Cultura Física

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Taimi Castañeda Rodríguez
Abelardo López Domínguez
Victoria del Carmen Collazo Frías

Resumo

Introdução: a aplicação da Estatística é de grande importância na formação de profissionais de Cultura Física. Conhecer o estado atual da aplicação das suas técnicas a partir da disciplina onde são lecionadas, condiciona a parametrização da variável à obtenção de instrumentos que a caracterizem durante a medição. A confiabilidade destes confere cientificidade aos resultados.
Objetivo: diagnosticar, com instrumentos confiáveis, o estado atual da aplicação de técnicas estatísticas no treinamento de Cultura Física.
Materiais e métodos: foram aplicados métodos teóricos, empíricos e estatísticos, entre os quais podemos citar: analítico-sintético, critérios de especialistas, questionários para professores e alunos, triangulação metodológica. A partir da estatística descritiva foram determinadas a média e a variância e construídas tabelas de frequência, que permitiram caracterizar o estado atual da variável em estudo. O cálculo do coeficiente Alfa de Cronbach com base nos critérios dos especialistas mostrou a alta confiabilidade dos questionários avaliados.
Resultados: no processo de mensuração foi possível verificar as deficiências existentes na variável de estudo a partir de suas expressões mais simples, sustentando os achados através do cálculo dos índices dos indicadores, das dimensões e da variável.
Conclusões: todo o processo reafirmou as fragilidades existentes na aplicação de técnicas estatísticas pelos alunos da disciplina onde são ministradas e as limitações dos professores para promover a sua utilização nos diferentes perfis de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Castañeda Rodríguez, T., López Domínguez , A., & Collazo Frías , V. del C. (2023). Confiabilidade diagnóstica na aplicação de técnicas estatísticas no treinamento de Cultura Física. Ciencia Y Deporte, 9(1), e233. https://doi.org/10.34982/2223.1773.2024.V9.No1.003
Secção
Artículos Originales

Referências

Castañeda, T., Morales, A. M., & López, A. (2021). La asimilación de las técnicas estadísticas: una necesidad en la formación del profesional de Cultura Física y Deporte. PODIUM. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 16 (2), 451-466. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1017

Castañeda, T., López, A., & Morales, A. M. (2021). Asimilación: componente esencial en el aprendizaje de la Estadística del profesional cubano de Cultura Física. En R. M., Jiménez & E. Verdecia (comp), Educación en Cuba. Criterios y experiencias desde las Ciencias Sociales (pp. 193-208). Publicaciones Acuario, Centro Félix Varela. https://biblioteca.clacso.edu.ar/Cuba/flacso-cu/20210322115651 /Educacion-Cuba.pdf

Castañeda, T., López, A., Morales, A. M., & Collazo, V. C. (2022). La asimilación de las técnicas estadísticas en la formación del profesional en Cultura Física y Deporte. PODIUM, 17 (1), 369-386. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1214/html

Cerezal, J., & Herrera, E. (2010). Investigación Educativa en la Escuela. Lima, Perú: San Marcos.

Collazo, V. D. C. (2016). La integración de contenidos en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Matemática para la formación profesional del técnico medio en la especialidad Zootecnia-Veterinaria. La Habana: Universidad de Ciencias Pedagógicas" Héctor Alfredo Pineda Zaldívar.

López, R., Avello, R., Palmero, D., Sánchez, S., & Quintana, M. (2019). Validación de instrumentos como garantía de la credibilidad en las investigaciones científicas. Revista Cubana de Medicina Militar, 48(2(Sup)). https://revmedmilitar.sld.cu/index.php/mil/article/view/390

Pedroso, L. M., Diez, T., & López, A. (2021). Estructuración sistémica de los contenidos de la matemática en la ingeniería utilizando la habilidad usar asistentes matemáticos. Varona. Revista Científico Metodológica, (74), 64-74. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1992-82382022000100064&Ing=es&tlng=es.

Pérez, Y. T., Crespo, T. P., & López, R. (2018). Análisis estructural prospectivo sobre la enseñanza de la Estadística en las carreras universitarias. Revista Conrado, 14 (Supl.1), 340-349. https://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-864420180000500340&Ing=es&tlng=es

Ramírez, J. F., López, V., Ramírez, A. R., & Morejón, N. (2022). Fiabilidad y validez de un instrumento de medición del desempeño competitivo de las instituciones de salud mediante las tecnologías de la información y las comunicaciones. CienciaUAT, 16 (2), 97-113. https://doi,org/10.29059/cienciauat.v16i2.1539

Rodríguez, J. & Reguant, M. (2020) Calcular la fiabilitat d´un qÜestionari o escala mitjancant I´SPSS: el coeficient alfa de Conbach. REIRE Revista d'Innovació i Recerca en Educació, 13 (2), 1-13. https://doi.org/10.1344/reire2

Roig, S., M, J. L., Mena, J. A., & Estrada, A. (2022). La enseñanza-aprendizaje de Estadística para ingenieros informáticos, centrado en el método de proyectos. Mendive. Revista de Educación, 20 (2), 602-617. Epub 02 de junio de 2022. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962022000200602&lng=es&tlng=es

Toro, R., Peña, Avendaño, B. L., M., Mejía, S. & Bernald, A. (2022). Análisis empírico del Coeficiente Alfa de Cronbach según Opciones de Respuestas, Muestra y Observaciones Atípicas. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación, 2 (63), 17. https://www.redalyc.org/journal/4596/459671926003

Ventura, J., & Peña, B. N. (2021). El mundo no debería girar alrededor del alfa de Cronbach eH ,70. Adicciones, 33 (4), 369- 371. https://doi.org/10.20882/adicciones.1576

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.