Objetivo de desenvolvimento sustentável ação climática: uma contribuição da educação física

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Richar Jacobo Posso Pacheco
Lilia del Rosario Lara Chala
Silvia Margoth López Arias
Gabriel Gabriel Garces Quilambaqui

Resumo

Introdução: Na pandemia, a educação foi desenvolvida em modalidade virtual com atividades domiciliares.
Objetivo: elaborar uma estratégia de mitigação estudantil sobre as causas e efeitos da mudança climática através da Educação Física, levando em conta os objetivos de desenvolvimento sustentável do pilar de proteção ambiental e suas metas.
Materiais e métodos: A metodologia foi qualitativa com uma abordagem fenomenológica hermenêutica, através de uma revisão documental de microplanos e entrevistas com oito professores.
Resultados: Os resultados nos permitem estabelecer uma proposta de estratégias em favor das mudanças climáticas ligadas ao currículo.
Conclusões: Como conclusão, fica estabelecido que a Educação Física aumenta as possibilidades de propor diferentes estratégias em favor da natureza.


 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Posso Pacheco, R. J., Lara Chala, L. del R., López Arias, S. M., & Garces Quilambaqui, G. G. (2022). Objetivo de desenvolvimento sustentável ação climática: uma contribuição da educação física. Ciencia Y Deporte, 7(2), 34–45. https://doi.org/10.34982/2223.1773.2022.V7.No2.003
Secção
Artículos Originales

Referências

Aliaga Rodríguez, A. (2020). El lado positivo ante la pandemia del Coronavirus. Centro Educativo Particular San Agustín https://repositorio.agustinos.pe/handle/agustinos/595

Caballero Guisado, M., Baigorri Agoiz, A. y Pardo Buendía, M. (2021). Educación y cambio climático. Una aproximación desde la ESO. Athenea digital: revista de pensamiento e investigación social, 21(2), 2293. https://ddd.uab.cat/record/245328

Canaza-Choque, F. A. (2019). De la educación ambiental al desarrollo sostenible: desafíos y tensiones en los tiempos del cambio climático. Revista de Ciencias Sociales, (165), 155-172. https://www.academia.edu/41280574/De_la_educaci%C3%B3n_ambiental_al_desarrollo_sostenible_desaf%C3%ADos_y_tensiones_en_los_tiempos_del_cambio_clim%C3%A1tico

Cóndor Chicaiza, M., Cóndor Chicaiza, J. y Posso Pacheco, R. (2021). Propuesta educativa para el desarrollo personal y social de los adolescentes en la pandemia. OLIMPIA. Revista de la Facultad de Cultura Física de la Universidad de Granma, 18(3), 15-27. https://revistas.udg.co.cu/index.php/olimpia/article/view/2714

Cóndor Chicaiza, J. del R.., Chimba Santillán, A. N., Cóndor Chicaiza, M. G.., Romero Obando, M. F. y Posso Pacheco, R. J. (2021). Desarrollo de proyectos interdisciplinarios en la educación remota ecuatoriana. Revista EDUCARE - UPEL-IPB - Segunda Nueva Etapa 2.0, 25(2), 306–321. https://doi.org/10.46498/reduipb.v25i2.1527

García Gómez, K. D. (2020). Lo bueno y lo malo de la pandemia en un país como Colombia. (Tesis de grado). Universidad Católica de Colombia. https://hdl.handle.net/10983/24719

González Gaudiano, E.y Meira Cartea, P. (2020). Educación para el cambio climático: ¿Educar sobre el clima o para el cambio? Perfiles educativos, 42(168), 157-174. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2020.168.59464

Moreno-Fernández, O. (2020). Problemas socioambientales y educación ambiental. El cambio climático desde la perspectiva de los futuros maestros de educación primaria. Pensamiento educativo, 57(2)https://dx.doi.org/10.7764/pel.57.2.2020.3

Posso Pacheco, R. J. (2018b). Guía de estrategias metodológicas para educación física en EGB y BGU. Ministerio de Educación Ecuador.

https://www.academia.edu/38540331/Gu%C3%ADa_de_estrategias_Metodol%C3%B3gicas_de_Educaci%C3%B3n_F%C3%ADsica.pdf

Posso Pacheco, R., Barba Miranda, L., Marcillo, J., Acuña, M. y Hernández, F. (2020). Enfoques curriculares como contribución para la autonomía de la actividad física. EmásF. Revista Digital de Educación Física. (63), 132-145. https://emasf.webcindario.com/Enfoques_curriculares_como_contribucion_para_la_autonomia_de_la_actividad_fisica.pdf

Posso Pacheco, R. y Bertheau, E. (2020). Validez y confiabilidad del instrumento determinante humano en la implementación del currículo de educación física. Revista EDUCARE - UPEL-IPB - Segunda Nueva Etapa 2.0, 24(3), 205–223. https://doi.org/10.46498/reduipb.v24i3.141

Posso Pacheco, R. J., Barba Miranda, L. C., Marcillo Ñacato, J. C. y Beltrán Vásquez, S. J. (2021). Educación Física Interdisciplinaria ecuatoriana en el contexto de la covid-19. Acción, 17. http://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/154

Posso Pacheco, R., Otáñez Enríquez, N., Cóndor Chicaiza, J., Cóndor Chicaiza, M. y Lara Chala, L. (2021). Educación Física remota: juegos motrices e inteligencia kinestésica durante la pandemia COVID-19. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 16(2), 564-575. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1096

Resolución FCCC/CP/2015/L.9 de la Organización de las Naciones Unidas. Convención Marco sobre el Cambio Climático. “Aprobación del Acuerdo de París”. (12 diciembre de 2015). https://undocs.org/FCCC/CP/2015/L.9/Rev.1

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)